sexta-feira, 26 de junho de 2009

452 casos foram confirmados no Brasil da nova gripe

Em nota a imprensa nessa quinta-feira (25), o Ministério da saúde (MS) informou que mais 53 casos de infecção pelo vírus Inflienza A (H1N1) foram confirmados no País. Essa gripe já atinge 18 Estados e o Distrito Federal, chegando num total de 452 pessoas infectadas.

De acordo com o boletim os Estados com a nova gripe são São Paulo (217), Rio de Janeiro (48), Santa Catarina (40), Minas Gerais (59), Distrito Federal (14), Rio Grande do Sul (28), Tocantins (4), Espírito Santo (8), Mato Grosso (3), Paraná (9), Bahia (4), Goiás (4), Alagoas (4), Rio Grande do Norte (1) Maranhão (1), Sergipe (4), Ceará (1), Pernambuco (1) e Maranhão (1).

Ainda em nota o MS disse estar mantendo “total transparência sobre os acontecimentos relacionados ao vírus Influenza A (H1N1)” e que “sua obrigação alertar os brasileiros sobre os locais onde a transmissão deixou de ser limitada”.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Conjuntivite Infecciosa

Oftalmologista informa como tratar e quais os sinais clínicos



As mudanças climáticas do verão para o inverno sempre provocam uma aumento no numero de casos de Conjuntivite Viral. Segundo o Oftalmologista Antônio Carlos Marques, é comum nesse período porque as pessoas estão com suas defesas baixas e os vírus e bactérias se desenvolvem com mais facilidade.
Atualmente ele atende em seu plantão noturno no Hospital de Olhos Santa Luzia em média 60 pacientes.A Conjuntivite Infecciosa é uma inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Em geral pode durar de 3 à 15 dias. O médico Antônio Carlos explica que essa doença se divide em viral e bacteriana. “A Conjuntivite Viral se caracteriza por vermelhidão, ardor, coceira e lacrimejamento, e a Bacteriana os olhos além de vermelhidão surge uma secreção amarelada ou esverdeada” diz. Ele acrescenta que os tratamentos da Viral são à base de compressas frias e lubrificantes e a bacteriana é através de antibióticos, mas é sempre bom consultar um oftalmologista para não confundir uma com a outra. É importante também saber que a pessoa contaminada deve tomar alguns cuidados para evitar que a conjuntivite se espalhe, as primeiras recomendações são: Lavar as mãos frequentemente, não usar lenço de pano; separar toalhas e sabonetes; evitar contatos diretos com outras pessoas; não usar lentes de contato durante o período da doença; não coçar os olhos, pois pode agravar a conjuntivite e favorecer a contaminação de outras pessoas; quando necessário retirar as secreções oculares com lenço de papel; fazer compressas frias nos olhos pois melhora a vermelhidão e a dor; o uso de óculos escuros é importante para diminui a fotofobia; caso as pálpebras estejam aderidas pela manhã, lavá-las com soro fisiológico ou água filtrada.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

PARODIA DA REFORMA ORTOGRAFICA


Uma placa do DENIT- Departamento Nacional de Infra- Estrutura de transportes desafia a reforma ortográfica em vigor. Em frente ao quartel do exercito 7º GAC na Avenida Pan Nordestina, no bairro de Ouro Preto em Olinda, alerta condutores para travessia de pedestres. A foto explica melhor.