terça-feira, 25 de agosto de 2009

Jornal Favoritos da Cidade

Favoritos da Cidade
O Guia Comercial e Informativo com notícias diárias.
Aqui você encontra tudo o que procura de A à Z.

Concessionárias; gráficas; óticas, veterinários; bares; restaurante; boutiques; pizzarias e MUITO +
Não perca tempo decorando vários endereços, é só lembrar do nosso portal.
BUSQUE E ENCONTRE www.favoritosdacidade.com
Espero que goste do nosso site. Não é vírus.
E você que está de fora, não perca tempo, faça parte dos Favoritos da Cidade

domingo, 16 de agosto de 2009

Universidade Federal de Pernambuco desenvolve exame para detectar a gripe A (H1N1)

Um teste rápido e barato para detectar o vírus da gripe A (H1N1), foi desenvolvido pelos pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Além do custo ser baixo, apenas R$ 0,75 para cada exame, o tempo do diagnóstico que antes era de 15 dias, com esse novo exame ele diminui para cinco minutos.

Atualmente os testes tradicionais para detectar a nova gripe só eram realizados em quatro laboratório do País.: São Paulo, Paraná, Belém e Rio de Janeiro. Os pesquisadores do Departamento de Física da UFPE desenvolveram uma partícula fluorescente para serem usadas no diagnostico. Para fazer todo o procedimento eles misturam em uma máquina o material genético coletado às partículas fluorescente.

Mas, por enquanto esse novo método de diagnostico da gripe A ainda não pode ser adotado nos hospitais do País.

Por Bárbara Lustosa

A fábrica da Tacaruna e os mercadores de ilusões

Passou dos limites da tolerância e do bom senso do que estão fazendo com a fábrica da Tacaruna, na divisa entre Recife e Olinda. Por se tratar de um prédio histórico e já tombado pelo Iphan todo cuidado é pouco para sua preservação e eventos realizados no seu entorno merecem nossos protestos e repúdio.

Vale salientar que, o Ministério Público de Pernambuco chegou a promover várias audiências públicas para discutir o caso daquela fábrica, nas quais ficou provado que grandes eventos no espaço constituem um dano ao patrimônio público, uma vez que podem ameaçar o prédio da antiga fábrica. Existem informações que todo o complexo da Fábrica Tacaruna vai passar por um processo de revitalização, através de um convênio que está sendo firmado entre o Governo do Estado e o Ministério da Justiça na ordem de R$ 45 milhões de reais, para abrigar o maior Centro de Cidadania Juvenil do Brasil. Quando vai ser realmente isso???

Até quando vamos esperar por essas promessas e continuar vendo a dilapidação daquele patrimônio histórico de nosso estado???

Chico Carlos é Jornalista e crítico de arte.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Peste Pneumônica na China

No Noroeste da China está acontecendo um surto de Peste Pneumônica. Essa doença provocou duas mortes e levou as autoridades locais a isolar a cidade de Ziketan, local onde foram confirmados os casos dessa doença altamente infecciosa. A Organização Mundial de Saúde (OMS) informou que as medidas adotadas até o momento foram adequadas. Acredita-se que outras 10 pessoas estão contaminadas.

A primeira pessoa a morrer foi um homem de 32 anos, cuja identidade não foi revelada. A segunda vítima foi identificada como Danzin, de 37 anos, ele era vizinho da primeira pessoa que faleceu. Segundo a porta-voz da OMS na China, Vivian Tan, essa peste pneumônica é “pouco comum, mais muito grave”. “Ela tem um percentual muito alto de mortes e geralmente se espalha de maneira rápida. Então estamos muito preocupados com a situação”, revelou Vivian Tan. – Segundo a OMS, essa peste se espalha pelo ar e pode ser transmitida de pessoa para pessoa através da tosse. Ela pode matar em menos de 24 horas, e a pessoa infectada tem os sintomas parecidos com os de uma gripe: febre, dores musculares, vômitos, calafrios. O período de incubação é de três a sete dias.

Hospital Oswaldo Cruz sem leitos

Um eletricista cuja indenidade não revelada, de 34 anos, foi levado ao Pronto Socorro de Olinda com sintomas da Gripe A (H1N1). Ele em seguida foi encaminhado ao Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), e lá recebeu o medicamento Tamiflu, e fez exames. Depois foi levado de volta ao Pronto Socorro de Olinda. De acordo com os familiares do paciente, no Oswaldo Cruz não havia leitos disponíveis na UTI por isso a sua volta para Olinda. O eletricista chegou na ultima sexta-feira (31) de uma viagem a trabalho de Manaus, e na segunda-feira pela manhã começou a apresentar febre, dor muscular, nos olhos e na cabeça. A Gerente do Serviço de Pronto Atendimento de Olinda Izabel Ferraz, informou que o paciente recebeu alta no dia 5 e que ele se comprometeu a voltar na unidade de saúde para realizar acompanhamento médico.

Essa não foi a primeira vez que o Hospital Oswaldo Cruz rejeita pacientes por não ter leitos disponíveis na UTI. Outro homem havia sido encaminhado de Serra Talhada, no Sertão, no dia 4 pela Central de leitos da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Ele passou a noite na enfermaria de pneumologia com outros pacientes, e apenas nessa quarta-feira (5), segundo a SES esse paciente de identidade não informada foi para o isolamento na UTI do Hospital Universitário Oswaldo Crus. Ele respira com a ajuda de aparelhos e seu estado de saúde é grave. Hoje a SES informou que 35 casos da nova gripe estão confirmados, e que mais 70 estão sendo investigados em Pernambuco. Até agora uma pessoa morreu no estado por conta da Gripe A (H1N1).

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Morre jovem internada com a Gripe A, em Pernambuco.

Esse é o primeiro caso de morte pela nova gripe em Pernambuco, e o terceiro no Nordeste. Mas, foram confirmados 34 casos da gripe no Estado.
Por Bárbara Lustosa
Faleceu na manhã dessa segunda-feira (03) a jovem de 17 anos que estava internada com a gripe A (H1N1) no Hospital Prontolinda, na cidade de Olinda. A adolescente foi identificada apenas com o nome de Ludmila.

Ela estava internada desde o dia 20 de julho. A garota veio de Belo Horizonte para passar as férias com a mãe e amigos em Pernambuco. Segundo os médicos do hospital outras pessoas do seu grupo chegaram a adoecer, mas, apenas Ludmila desenvolveu um quadro grave.

Essa é a primeira morte no estado de Pernambuco e a terceira no Nordeste. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), foram confirmados 34 casos da nova gripe em Pernambuco e 23 casos estão sob investigação. A SES irá se pronunciar sobre esse assunto nesta segunda-feira, às 14h.

Felipe Massa a caminho do Brasil

Massa recebeu alta nesta segunda, e já está a caminho do Brasil, com destino à São Paulo. Assim que chegar irá para o hospital Albert Einstein onde será submetido a uma série de exames.

Por Bárbara Lustosa



O brasileiro recebeu alta nesta segunda-feira (3) do hospital ÁEK em Budapeste, na Hungria. Foi levado de ambulância até o aeroporto, onde embarcou em um jato privado acompanhado da esposa Rafaella e do seu médico particular Dino Altmann.

O piloto e já está a caminho do Brasil, com destino à São Paulo. Ele desembarcará na capital paulista no final da tarde. Assim que chegar irá para o hospital Albert Einstein onde será submetido a uma série de exames. Antes de deixar o hospital Massa, concedeu uma entrevista ao site oficial da Ferrari. "Só lembro que estava na segunda fase do treino e em certo momento encontrei o Rubinho, mas ele estava longe. Depois, não me lembro de mais nada, e aí aconteceu tudo aquilo. Vi em algumas matérias e fotos, mas não tenho uma memória muito real do que aconteceu, então é um pouco estranho", revelou. Ao ser perguntado na entrevista se quer agradecer a alguém Felipe disse que agradece primeiramente a Deus, depois aos médico e a todos do hospital. “Meu agradecimento também vai a todos aqueles que rezaram por mim, que me escreveram através do meu site e do site da Ferrari, que esperaram que tudo desse certo. Foram muitos, até pessoas que nem se interessam por F1, mas que souberam o que aconteceu comigo” disse.