domingo, 30 de outubro de 2011

Recadastramento da tarifa social da Celpe acaba terça




Os clientes da tarifa social da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) possuem o prazo de até 01 de novembro (terça-feira) para realizarem o recadastramento dos seus dados. Caso essa data seja ultrapassada, corre-se o risco de perder o direito ao benefício. A empresa informa que atualmente 300 mil clientes utilizam esse recurso que dá descontos de 10% a 65% no valor da conta de energia. 

Como é importante existir a atualização dos dados, os beneficiados poderão procurar qualquer ponto de atendimento da Celpe munido de documento com foto, CPF e Número de Inscrição Social (NIS) do Governo Federal para realizar as devidas modificações.

Esses descontos se aplicam às pessoas que tiveram consumo médio inferior ou igual a 30 kWh nos últimos 12 meses e também aos autodeclarados faturados em julho de 2010 com a Tarifa Social. Cerca de 270 mil pessoas tiveram o consumo acima de 30 kWh e perderam o benefício. Para esses clientes voltarem a receber o desconto, basta regularizar a documentação. A Celpe informa que o cliente descadastrado não terá direito a ressarcimento pelo período fora do benefício. 

Para mais informações a respeito do recadastramento, basta ligar gratuitamente para o telefone: 0800-081-3217.

Acesse o site: http://www.celpe.com.br/

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Sete bilhões de pessoas no mundo

O Galo da Madrugada arrastou mais de um milhão e meio de pessoas em 2011. Foto: Divulgação

A Organização das Nações Unidas (ONU) informou que no dia 31 de outubro, a população do planeta chegará à marca de sete bilhões de pessoas. Ainda segundo a instituição, no ano de 2050 as pessoas serão 9,3 bilhões.

A China é o país mais populoso, com 1,35 bilhão de pessoas e em segundo lugar está a Índia com 1,24 bilhão. Dois dos fatores que contribuíram para esse aumento são a alta taxa de natalidade, sobretudo nos países mais pobres, e a maior longevidade, com indíviduos vivendo em média 68 anos.

Houve uma redução na fertilidade devido ao uso de anticoncepcionais e à mudança nos hábitos culturais das mulheres. O número médio de filhos caiu de 6 para 2,5 em seis décadas. Porém, isso não foi capaz de frear o crescimento populacional.

Diante dos altos números, alguns estudiosos estão receosos com a demanda por água, alimentos, energia e a produção excessiva de poluição e lixo. Um desequilíbrio entre os sexos também poderia gerar conflitos, principalmente no continente asiático. Novas pesquisas estão sendo realizadas para estudar os casos.

Leia mais:

Futuro pode ter países apenas com solteiros 

Oferta de água é inferior ao crescimento da população mundial

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Elevador Panorâmico é inaugurado no Alto da Sé em Olinda

Foto: Hélia Scheppa / JC Imagem

O elevador panorâmico do Alto da Sé foi inaugurado e promete virar o centro das atenções dos pernambucanos e turistas. Localizado na Caixa D'água, ele proporcionará a vista mais bonita da cidade que é Patrimônio Cultural da Humanidade e de Recife, a Veneza Brasileira. A visitação é gratuita apenas no primeiro mês.

O elevador comporta oito passageiros que descem em um mirante, a 20 metros de altura. O local também irá abrigar uma galeria de arte. A primeira exposição será feita por artistas locais. A expectativa da Prefeitura é que cerca de 1,5 milhão de pessoas passem pelo lugar. Essa foi a última obra pendente do projeto de requalificação do Alto da Sé.

Confira uma reportagem da TV Jornal sobre o elevador panorâmico:



domingo, 23 de outubro de 2011

Escritório de Advocacia é inaugurado em Olinda


Novo escritório de advocacia em Olinda conta com equipe experiente

Olinda ganha escritório de Advocacia e Consultoria Pinto, Rangel e Silva, que conta com uma equipe de experientes profissionais do Direito como: Fernando Barbosa Pinto, juiz aposentado da capital e Vital Rangel, com currículo profissional de muitas décadas na atividade. Os dois são auxiliados por colegas mais novos, mas não menos atuantes, como advogados parceiros e estagiários.

Em entrevista exclusiva ao Jornal Favoritos da Cidade, o advogado Vital Rangel destacou que a inauguração de seu escritório na cidade de Olinda foi um anexo do trabalho que já vinha sendo desenvolvido há muitos anos. 

Favoritos da Cidade – Qual a razão do senhor, que já tem uma advocacia consolidada na Cidade do Recife, instalar um escritório em Olinda?

Vital Rangel – Acho que Olinda, por seu crescimento e destaque na área metropolitana, está merecendo mais um escritório de advocacia com trabalho sério e dedicado, que vem somar aos outros aqui existentes do mesmo nível. Além disso, resido em Olinda e aprendi a amar essa cidade.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

À serviço da população



O BURACO E O PESADELO

Os moradores da rua Frei Vicente Salvador, III Etapa em Rio Doce/Olinda estão indignados com a Prefeitura. Há seis meses aguardam a boa vontade da Secretaria de Obras. A situação piorou com as chuvas. Entrar e sair da via pública transformou-se numa dor de cabeça.


RUA PROBLEMÁTICA

A situação da Rua José Antônio Ferraz, na 3° etapa em Rio Doce/Olinda também está precária.
Os moradores estão indignados com o
descaso da Prefeitura. Essa omissão da prefeitura tem resultado no agravamento da situação da via. Há quatro meses, a população aguarda por uma providência da Secretaria de Obras para resolver o estrago causado por um caminhão. Com a época das chuvas, o problema piorou. Entrar e sair da rua virou uma dor de cabeça. O que fazem com o dinheiro dos impostos? Quem paga, ficará a ver navios? Para onde foi o pagamento do IPTU?



DESRESPEITO COM O PEDESTRE

Atenção Prefeitura de Olinda, em especial à Secretaria de Planejamento! As Avenidas Getúlio Vargas e Carlos de Lima Cavalcante precisam de uma atenção especial. Os semáforos das respectivas vias estão sem os tempos para a passagem de pedestres.

Textos publicados no Jornal Favoritos da Cidade.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Tive aparelhos eletroeletrônicos danificados por descarga elétrica. Quem arca com o prejuízo?

A concessionária de energia elétrica. Quando os níveis normais de energia não são mantidos e, por isso, o consumidor sofre algum dano, a empresa deverá consertar os aparelhos ou ressarcir o usuário com os valores correspondentes.

A solicitação do ressarcimento pode ser feita por telefone, nas agências de atendimento, por e-mail, e por outros canais disponibilizados pela concessionária em até 90 dias a contar da data da provável ocorrência.


sábado, 15 de outubro de 2011

Disposição e independência marcam o mandato de Daniel Coelho


Aos 32 anos, e após seis anos como vereador do Recife, Daniel Coelho chegou à Assembleia Legislativa de Pernambuco com todo o fôlego para trabalhar pelo Estado. Já no início da legislatura, apresentou sete projetos que transformou em lei na capital quando ve-reador, como a inclusão da educação ambiental nos currículos das escolas públicas e a proibição gradual de veículos de tração animal.

Enfrentando uma grande polêmica na Casa, Daniel conseguiu aprovar a criação da Frente Parlamentar pela Cidadania LGBT, que contou com voto de 27 dos 33 deputados presentes à sessão e já foi instalada, com o plenário lotado. “Entendo que as pessoas têm o direito à diversidade sexual, cultural, religiosa... todos precisam ser respeitados”, afirma.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Tamanho dos dedos podem indicar doenças, revelam pesquisas

Pesquisas sugerem que pessoas com dedo anelar maior do que o indicador teriam maior risco para desenvolver doenças motoras.


Um estudo aponta que os comprimentos dos dedos das mãos podem revelar riscos de doenças neuromotoras. Foram relacionados o tamanho do dedo anelar com o dedo indicador. Segundo os estudiosos, possuir o indicar menor que o anelar caracterizaria uma propensão ao desenvolvimento de doenças que dificultem os movimentos.

Participaram dos testes científicos 110 pessoas, incluindo 47 com esclerose lateral amio-trófica (ELA). A pesquisa foi realizada pela equipe do professor de neurologia Ammar Al-Chalabi da universidade britânica King's College London. O estudo foi publicado na revista científica Journal of Neurology, Neurosurgery and Psychiatry.


quarta-feira, 5 de outubro de 2011

ARTIGO

Geriatria e prevenção de doenças

Entre os vários ramos da medicina, temos a medicina geriátrica, que foca o estudo, a prevenção e o tratamento de doenças e da incapacidade em idades avançadas, devendo-se ainda diferenciar do termo gerontologia, que é o estudo do envelhecimento em si.

Até 2025, o Brasil será o sexto país do mundo com o maior número de pessoas idosas. Pelo menos segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Daí o alerta ao governo brasileiro para a necessidade de se criar, o mais rápido possível, políticas sociais que preparem a sociedade para esta realidade. Embora seja importante frisar, que Brasília foi a primeira localidade a criar uma Subsecretaria para Assuntos do Idoso, além de instituir o Estatuto do Idoso.

Em relação a Pernambuco, verifica-se que o Recife é a terceira capital do Brasil em números relativos de idosos. De acordo com a cronologia considera-se idoso o indivíduo que tem 60 anos de idade ou mais em países em desenvolvimento, já em países desenvolvidos quem tem 65 anos de idade ou mais. E em relação aos mais idosos aqueles que possuem 80/85 anos de idade ou mais.