domingo, 24 de maio de 2009

O Poder das Frutas



Segundo dados do IBRAF (Instituto Brasileiro de Frutas), o Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo, perdendo só para a China e a Índia. Essa produção chega a atingir 41,1 milhões de toneladas. As mais exportadas são: abacaxi, banana, manga, melão, castanha-do-Brasil e a castanha de caju.
O que para nós é barato em alguns países como, por exemplo, o Japão, é um artigo de luxo, uma melancia chega a custar o equivalente a dois mil reais. A verdade é que, apesar de algumas pessoas não valorizá-las, todas as frutas são fonte excelentes de vitaminas, dotadas de propriedades medicinais. Segundo Hipócrates, médico grego, considerado o Pai da Medicina, disse, “O teu alimento seja o teu remédio”. Tomando como base essa afirmação confira um resumo do efeito medicinal de algumas frutas:

Abacate: Seu consumo ajuda a combater perturbações digestivas, prisão de ventre, abscessos estomacais, afecções dos rins e do fígado.
Uva: Rica em potássio, possui sal mineral que reforça as reservas alcalinas do corpo, ao mesmo tempo em que estimula o funcionamento dos rins e regula as batidas do coração.
Abacaxi: Bronquite, amidalite, faringite, anemia, prostatite, uretrite e cálculos renais.
Acerola: Gripe, resfriado, diabetes, afecções febris, cicatrização difícil e disinteria.
Banana: Frutos: Serve para gota, afecções hepáticas, pneumonia, diarréia e desinteira. Casca: uso externo serve para queimaduras, ferimentos, edemas traumáticos e nevralgias.
Caju: Frutos: diabetes, reumatismo e avitaminose; Castanha; Uso externo serve para verrugas e calosidades, sob forma de óleo, aplicando diariamente.
Graviola: Folhas: cólicas intestinais, tosse e bronquite; frutos: aftas, avitaminoses, afecções febris e hidropisia (acúmulo de água no tecido).

Nenhum comentário:

Postar um comentário