quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Serenatas ao Luar na Orla de Olinda


Para os românticos de plantão e os amantes de uma boa música, hoje (12 - quinta-feira) a orla de Olinda será palco do projeto Seresta da Orla. Os seresteiros levarão aos moradores de Bairro Novo e os que estiverem a passeio, todo o lirismo das grandes e belas Serenatas ao Luar, com músicas românticas, ao som de instrumentos de cordas, percussão e cantos, e assim, reviver um passado romântico.
Foi dada a largada do romantismo e a da musicalidade para o público de todas as idades. As apresentações são quinzenais, sempre nas quintas-feiras à noite.

Para José Carlos, mais conhecido como Kita, o projeto representa um resgate ao atrativo turístico da cidade e tem como objetivo levar a cultura e entretenimento nas noites para a comunidade do Bairro Novo em Olinda.
A Seresta da Orla se concentrará no Bar e Restaurante Bode do Nô, com saída prevista às 19h30, pelo calçadão em direção ao Largo do Monumento ao Senador Marcos Freire. Durante o percurso, os seresteiros farão algumas paradas em frente aos restaurantes. 





UM POUCO DA HISTÓRIA

Segundo os dicionários, serenata é um concerto à noite, ao ar livre, mas também pode ser nome de certas melodias simples e graciosas. Não se trata propriamente de um modalidade musical, mas de uma forma interpretativa ou de um conjunto instrumental destinado a acompanhar pelas ruas e estradas um cantor solista.

Seresta foi um nome surgido no século XX, no Brasil, para rebatizar a mais antiga tradição de cantoria popular das cidades: a serenata.
No Brasil o ato de cantar canções de caráter sentimental a noite, pelas ruas, foi descrito viajante francês Le Gentil de la Barbinais, de passagem por Salvador em 1717, ao contar em seu livro Nouveau voyage autour du monde que “à noite só se ouviam os tristes acordes das violas”, tocadas por portugueses (espadas escondidas sob os camisolões) a passear “debaixo dos balcões de suas amadas” cantando, de instrumento em punho, com “voz ridiculamente terna”.
A transformação dessa modinha, a partir do Romantismo, em canção sentimental típica das cidades em todo o Brasil (alguns poetas românticos foram compositores, outros tiveram seus versos musicados), tal tipo de canto, transformado desde o séc. XVIII quase em canção de câmara, volta a popularizar-se com a voga das serenatas acompanhadas por músicos de choro, a base de flauta, violão e cavaquinho.
 Influenciadas pelas valsas, as modinhas têm então realçado seu tom de lamento na voz dos boêmios cantadores de serenatas, por isso chamados de serenatistas e seresteiros.

11 comentários:

  1. Adorei a iniciativa de Kita. Olinda precisa desses movimentos e os olindenses gostam e participam.
    Parabéns a todos os seresteiros de Olinda
    Meu abraço e até a próxima seresta.
    Dora

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Kita, pela iniciativa.
    Juana

    ResponderExcluir
  3. Oi, Kita
    Que beleza essa idéia.
    Parabéns.
    Maroli

    ResponderExcluir
  4. Oiiiiiiiii
    Essa seresta deve ser muito boa, aqui em casa ninguem perde.
    Duda

    ResponderExcluir
  5. Uma bela inciativa, Olinda tem charme especial e seus moradores não deixam isso acabar!Divulguem mais esse tipo de evento. Parabens

    ResponderExcluir
  6. Olaaá pessoal
    A "Vida" tem destas coisas, as mais belas e as mais tristes...e
    Vamos enaltecer as mais alegres, pois as mais tristes de qualquer maneira acontecem, por isso as coisas alegres da vida nos servem de reforço para suportarmos as outras.
    Em resumo, cante,dance, tente viver da melhor maneira sua vida, vá aos lugares que lhe dê prazer, quando você se alegra sua alma sorrir, seu corpo agradece e há neste mágico momento um pingo de mais "SAÚDE', acredite!QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA. Venha cantar conosco, voce é o nosso Cantor!...pode desafinar nossos músicos são ótimos...rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  7. Estou adorando essa seresta da orla... tô participando junto com meu marido, me faz lembrar nosso tempo de namoro. Olha que já faz um tempão. Fatima barros

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber se durante o carnaval tem seresta ???? e quando vai retornar.Pessoal da Padaria Massa Fina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Durante o Carnaval vamos dar uma parada,e retornaremos,em março.

      Excluir
  9. Tá muito bom essa seresta participo tocando violão, aguardo todos na seresta. abraço para todos da seresta BIDA

    ResponderExcluir
  10. Esse Kita é um fenômeno mesmo...como sempre muito criativo, e cheio de garra e vigor, para manter de pé a cultura que envolve a todos os Olindenses que amam de coração a sua bela cidade- Olinda!
    Parabéns e muito sucesso...

    ResponderExcluir