sábado, 23 de maio de 2009

Jornal agradece votos de congratulações



O Guia Comercial e Informativo Favoritos da Cidade, em nome da Diretora Executiva Bárbara Lustosa, agradece aos senhores vereadores da Casa Bernardo Vieira de Melo (Câmara Municipal de Olinda) Dr. Mauro Fonseca e Ulisses Luna (Ula), pelos votos de congratulações desejados a equipe que produz e distribui esse tablóide.
Agradecemos a gentileza e o apoio durante esse primeiro ano do jornal.

Casa Bernardo Vieira de Melo

Sabe-se que foi a primeira casa legislativa do Brasil na época da colonização, conforme registro histórico na carta enviada pelo donatário Duarte Coelho ao Rei de Portugal, onde ele informa ter criado a Câmara de Olinda, representada por pessoas honradas e homens bons.
Com a Proclamação da República dos Estados Unidos do Brasil, no dia 15 de novembro de 1889, as câmaras foram dissolvidas, dando espaço para a instalação das Intendências Municipais com a participação de cinco pessoas. Os Estados substituíram as províncias, passando a criar as Assembléias Estaduais e um Senado para cada Estado. Com essas intendências, são feitas as eleições municipais e a criação da primeira Lei Orgânica do Município.
No ano de 1892 são eleitos os primeiros vereadores e prefeitos.
Em 1898, a Câmara Municipal de Olinda instala-se num novo local situado na rua 15 de Novembro, sede essa que permanece até os dias de hoje, sob a nova denominação de “Casa Bernardo Vieira de Melo”.
Em 1930, na era Vargas, são dissolvidos todos os cargos políticos de todos os Estados, seis anos depois esses cargos são reabertos, e em 1937 volta a serem fechados com a implantação do Estado Novo. Em 1945 as câmaras voltam novamente a funcionar.

Bernardo Vieira de Mello, foi o homem que deu o primeiro grito da Republica proferido em terras brasileiras, em 1710. Cento e doze anos antes do grito de Dom Pedro I, nas margens do rio Ipiranga

2 comentários:

  1. Simplesmente perfeito, a muito tempo não temos um jornal informativo com tamanha importância nesse meio de comunicação.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela vitória e pelo blog!
    Beijos!

    ResponderExcluir