domingo, 29 de novembro de 2009

O melhor amigo do homem

Os cachorros são fofinhos, brincalhões, carinhosos e acima de tudo amigos. Não é a toa que dizem que ele é 'o melhor amigo do homem', mas, para retribuir todo esse carinho dispensado por ele, você deve tomar alguns cuidados. Não se pode esquecer de levá-lo ao veterinário, fazer a vermifugação e principalmente vacinar o seu animalzinho anualmente, pois as doenças mais severas são causadas por falta de vacinação. Entre elas estão a Pavavirose e a Cinomose.
A Pavavirose é muito comum em filhotes, sua mortalidade é alta, mas pode atingir cães de todas as idades, sua transmissão é por via oral e inalatoria decorrente do contato com as fezes de um animal infectado. Alguns dos sinais clínicos são febre, perda de apetite, vômitos e diarréias.
A Cinomose é uma doença infecciosa viral muito comum em cães. Ela pode atingir cães de todas as idades, sendo os filhotes e os cães idosos desprovidos de vacinação, os mais predispostos. O alto índice de mortalidade está associado ao fato da doença causar inflamação do sistema nervoso (encefalites) e diminuição da imunidade do paciente, favorecendo a ocorrência de pneumonia e septicemia. De acordo com o médico veterinário Otávio Pedro Neto, essa doença apresenta como sinais clínicos vômitos, diarréia, febre, apatia, corrimento ocular e nasal purulento, falta de apetite e perdas de peso poderão ocorrer antes do aparecimento dos sinais neurológicos como convulsão, tetraparesia, paraparesia ou paralisia. “O diagnóstico poderá ser realizado através do exame clínico, neurológico e exames complementares, como por exemplo, a realização de imunocromatografia com o liquido cefalorraquidiano (LCR) que é o método mais preciso em cães com a fase nervosa da doença”, explica Dr. Otávio. Para ele, a melhor maneira de se prevenir contra a cinomose é realizar a prevenção através da vacinação anual. O tratamento da cinomose é dependente da fase em que a doença se encontre, mas o sucesso na maior parte dos casos depende da precocidade do diagnóstico.

...............
Maiores Informações:
Prof. MSc. Otávio Pedro Neto
Neurologia Clínica e neurocirurgia
Centro veterinário de Casa Forte
Av. 17 de Agosto n 1472
Fone: (81) 99009555/91117889
www.neuropets.com

Um comentário:

  1. Barbara Lustosa

    Parabens pela reportagem sobre o melhor amigo do homem, que sirva de alerta para a sociedade. Na ocasião gostaria sugerir uma reportagem sobre os animais abandonados pelas ruas, que diariamente são mal tratados pelo descaso do poder público e por muitas pessoas que se dizem cidadãos.

    abraços
    Fernando Melo - Igarassu / PE

    ResponderExcluir