sábado, 26 de dezembro de 2009

Amor e Solidariedade

ENTREVISTA


A aproximação das festas natalinas faz o ser humano criar um espírito emotivo que o torna mais sensível diante de vários problemas sociais que assolam a sociedade da qual faz parte. Assim, pensar no Natal significa refletir sobre uma passagem do ano que representa amor, carinho e compaixão.
É tomada por esse espírito da época do bom velhinho que Bárbara Lustosa, estudante do 6º período do curso de Jornalismo, promove todos os anos uma campanha natalina com o objetivo de prestar um verdadeiro socorro para aqueles que passam o ano todo sem serem notados pelos outros. Segundo Bárbara, o foco da empreitada este ano é aumentar o número de pessoas e entidades ajudadas deixando suas vidas mais felizes e cheias de esperança através de um ato de solidariedade.
Favoritos da Cidade - Você tinha quantos anos quando começou a fazer essas campanhas natalinas? De onde veio à idéia de você fazer essas campanhas?
Bárbara Lustosa - Comecei a fazer com 14 anos. A idéia surgiu numa manhã de domingo, eu estava no terraço da minha casa e surgiu um senhor com um saco branco nas costas pedindo um quilo de alimento. Minha tia foi até a cozinha e pegou um quilo de feijão e me deu para eu levar até ele. Olhei para o outro lado da rua e vi meus vizinhos também doando as outras pessoas que estavam com o senhor. Quando entrei em casa, minha mãe disse que esse senhor fazia parte da Campanha do Quilo. Achei muito bonito o gesto dessas pessoas em se preocupar com o próximo. Alguns meses depois, assistindo a televisão, observei que tinha um abrigo de crianças pedindo doações, eu me lembrei da Campanha do Quilo e resolvi fazer uma campanha parecida, só que para o Natal.

FC - Como foi à receptividade das pessoas quando você começou a sua campanha?
BL- Foi maravilhosa. As pessoas são boas e gostam de ajudar, basta ter alguém que se comprometa em querer fazer algo. E foi isso que eu fiz.

FC - Você só ajuda crianças?
BL- Não. Eu procuro ajudar a quem precisa. Crianças, pais de família, idosos, adolescentes. Afinal, todos têm direito de receber algo no Natal.

FC - Existe alguém em especial que você ajuda?
BL - Todos são especiais para mim. Mas, existem dois abrigos de idosos localizados em Peixinhos, na cidade de Olinda, que estão em minha listinha. Eu já vou lá há muitos anos. O abrigo se chama Nossa Senhora de Lourdes são duas casas, uma de frente para a outra, onde se dividem os homens das mulheres. Sempre que chego lá, me sinto em casa pela acolhida daquelas vovozinhas e vovozinhos.

FC - Você lembra de algo que lhe marcou durante essas campanhas?
BL - Muitas coisas me marcam todos os anos, mas existe duas que mais me marcaram. A primeira foi quando fui entregar um presente a uma vovozinha desse abrigo e ela com os olhos cheios de lagrimas disse – “Minha filha, o presente é muito bom, mais você vir aqui já é o meu presente, só a sua visita me faz ganhar o natal”.
Isso me comoveu bastante.
A outra situação que me marcou foi quando fui buscar em uma loja doações que os funcionários trouxeram de casa e juntaram para me dar, um deles mais afastado me chamou com vergonha dizendo que só poderia doar para a minha campanha um sabonete, e pediu para que eu não mostrasse aos seus colegas o que ele estava doando. Ele estava com vergonha porque só poderia doar um sabonete. Aquilo me deixou muito feliz e mais esperançosa, pois aquele rapaz que não tinha muito, mesmo assim doou o que podia. São coisas assim que nos trás esperança. Existem outros fatos marcantes, se eu fosse enumerar todos, não daria nesse jornal.

FC - Hoje, quem são as pessoas que lhe ajudam?
BL - Meus amigos, colegas da faculdade, empresários e funcionários das lojas do Recife e Olinda, e também muita gente que eu nem conheço, pois eles levam suas doações para as caixas de arrecadação que deixo em algumas lojas.

FC - E como está a campanha para o natal de 2009?
BL - Graças a Deus boa! Estou bastante otimista que vamos arrecadar vários donativos, e com isso ajudar muito mais gente.

FC - Essas caixas de arrecadação das doações, esse ano você colocou?
BL - Sim. Coloquei uma caixa natalina na Emagrecentro, localizada na Avenida Getúlio Vargas, nº 1420, Bairro Novo, próximo ao Banco do Brasil em Olinda. E a outra está na Racco, que fica também na Avenida Getúlio Vargas, nº 493, Bairro Novo, próximo ao supermercado CompreBem
.
FC - Como as pessoas interessadas podem ajudar?
BL - Levando a sua doação para a Emagrecentro e a Racco, pois nesses locais se encontram as caixas natalinas, ou ligando para o telefone (81) 8146-3460, ou até mesmo entrando
no meu site: www.amoresolidariedade.com

FC - Você tem alguma mensagem para deixar?
BL - Sim. Quero dizer que está ao alcance de todos nos, ajudar a quem precisa, seja você jovem, idoso, pobre ou rico. Não há progresso sem mudanças, menos ainda, mudanças sem esperança e Boa vontade. É importante, tente de alguma maneira fazer a diferença para alguém, afinal, o natal de alguém pode depender de você também.
Bárbara e as doações arrecadasdas

Bárbara em um abrigo de idoso

Um comentário:

  1. Parabéns Bárbara, vc ajuda muita gente com esse seu gesto. Olha conte comigo na próxima campanha. Bjs Carla

    ResponderExcluir