domingo, 2 de maio de 2010

Onde fica Belo Monte?

A humanidade está um nó difícil de desatar! Eu falo de economia? Não! Eu falo de guerra? Não! Eu falo de Belo Monte! Você sabe o que é e onde fica Belo Monte? Não?
Belo Monte é uma usina hidrelétrica projetada para ser construída na área do Rio Xingu, no Pará. Essa semana, em meio a uma batalha judicial que demorou mais de 30 anos, o leilão para a construção dessa usina, foi enfim realizado. Pois é, isso é muito bom, afinal o governo brasileiro será dono da terceira maior hidrelétrica do mundo.

O melhor de tudo é que essa obra gigantesca irá provocar a alteração do regime de escoamento do rio Xingu e isso afetará a fauna e a flora do local. Para os especialistas essa usina irá mudar todo o ciclo ecológico da região afetada, que estará condicionada ao regime de secas e cheias, impactando assim, a pesca como atividade econômica e também como fonte de sustento dos povos indígenas e ribeirinhos que lá vivem.

Essa obra é uma das mais importantes do PAC, o famoso programa de aceleração do crescimento. Sem dúvida, será muito importante! Mais ainda para os políticos. Quer dizer, para o governo. O crescimento será total! Principalmente em relação à destruição do ecossistema.
Se esse projeto seguir adiante estaremos assistindo à derrota de todas as tentativas de preservação do meio ambiente.
No entanto, o que parece é que os poderes que deveriam beneficiar o povo têm o prazer sádico de contrariar o óbvio, a vontade popular e o bom senso. O engraçado é que poucos países do mundo guardam tantas formas de vida. E é justamente na volta do grande Xingu que será construída essa obra devastadora.

Em mais de 500 anos de história, o Brasil desmatou aproximadamente 30% de suas florestas. E o mais triste é que a maior parte foi devastada nos últimos 50 anos. Onde vamos parar?

Um comentário:

  1. ESta bosta de hidrelétrica iria inundar 100.000 hectares da floresta, impactar centenas de quilômetros do Rio Xingu e expulsar mais de 40.000 pessoas, incluindo comunidades indígenas de várias etnias que dependem do Xingu para sua sobrevivência. O projeto de R$30 bilhões é tão economicamente arriscado que o governo precisou usar fundos de pensão e financiamento público para pagar a maior parte do investimento. Apesar de ser a terceira maior hidrelétrica do mundo, ela seria a menos produtiva, gerando apenas 10% da sua capacidade no período da seca, de julho a outubro.

    ResponderExcluir