quinta-feira, 2 de julho de 2009

Ministério da Saúde confirma que 627 pessoas estão contaminadas no Brasil pela Gripe A

por Bárbara lustosa
O Ministério da Saúde confirma a primeira morte provocada pela nova gripe. O homem que faleceu era um caminhoneiro de 29 anos, que morava no Rio Grande do Sul. O jovem contraiu a doença quando esteve na Argentina.

Em nota a imprensa no dia 01 de julho, o Ministério informou que foram confirmados casos de infecção pelo vírus Influenza A (H1N1) nos estados de Alagoas (5), Amazonas (1), Bahia (4), Ceará (1), Distrito Federal (27), Espírito Santo (11) Goiás (6), Maranhão (3), Mato Grosso (3), Minas Gerais (70), Pará (2), Paraná (21), Paraíba (2), Pernambuco (4), Piauí (5), Rio de Janeiro (67), Rio Grande do Norte (1), Rio Grande do Sul (90), Santa Catarina (49), São Paulo (312), Sergipe (5), Tocantins (5).

Ao todo já são 694 pessoas contaminadas no Brasil. Diante desse óbito, o Ministro da Saúde José Gomes Temporão disse em entrevista coletiva que “tem feito tudo o que é necessário para evitar que a doença se espalhe e que outros óbitos venham a ocorrer, garantindo a segurança da população. As medidas continuam seguindo a mesma linha traçada desde o início da execução do plano de contingência”. "Minha avaliação é que até o momento temos tido sucesso nessa estratégia de impedir, através de um grande esforço de informação, de mobilização, de controle das fronteiras, vigilância epidemiológica, diagnóstico, tratamento, acompanhamento dos contatos, que até o momento conseguimos impedir que o vírus circule no país” completa.

De acordo com as informações divulgadas pelo Ministério, quatro novos casos da gripe foram confirmados em Pernambuco. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), essas pessoas contaminadas receberam atendimento e estão curadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário