quarta-feira, 15 de julho de 2009

País registra quarta morte provocada pela Nova gripe A (H1N1)

Por Bárbara Lustosa

A quarta morte em decorrência da nova gripe A (H1N1) no Brasil foi registrada nessa terça feira (14) em São Paulo.
De acordo com o Ministério da Saúde (MS) a vítima é um homem de 28 anos, que apresentou sintomas no dia 1 de julho, mas só procurou o serviço médico no último dia quatro, quando foi internado com dificuldades respiratória. Seu estado clínico no dia sete se agravou e entrou em óbito no dia 10. O resultado do exame só foi divulgado hoje (14). Segundo investigações, esse paciente teria tido contato com estrangeiros que estava no Brasil.

O Ministério ressalta que “mantém uma rede bem preparada e estruturada para enfrentar a nova gripe. No último dia três, anunciou novas recomendações para tratamento e internação e realização de exames em pacientes com sintomas graves de gripe; e para o monitoramento de casos suspeitos. Essas medidas, adotadas por estados e municípios, têm o objetivo de oferecer tratamento ágil na rede pública a todos que necessitem”, e completa afirmando que o “monitoramento da circulação do novo vírus no país está sendo feito pelo Ministério e pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, com base no acompanhamento dos casos suspeitos e confirmados”.

O MS orienta a população para que, ao sentir sintomas de gripe (febre, tosse, coriza e dores de garganta, de cabeça ou pelo corpo), procure o serviço de saúde mais próximo, para avaliação de um médico.A primeira morte confirmada pela nova gripe foi registrada no final de junho, no Rio Grande do Sul e foi um caminhoneiro de Erechim. O segundo óbito foi confirmado no dia 10 de julho, mais ocorreu no dia 30 de junho, a vítima foi uma menina de 11 anos de São Paulo. E a terceira morte foi divulgada nessa segunda-feira (13) no Rio Grande do Sul, e foi um menino de 9 anos, que faleceu no dia cinco de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário