quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Sete bilhões de pessoas no mundo

O Galo da Madrugada arrastou mais de um milhão e meio de pessoas em 2011. Foto: Divulgação

A Organização das Nações Unidas (ONU) informou que no dia 31 de outubro, a população do planeta chegará à marca de sete bilhões de pessoas. Ainda segundo a instituição, no ano de 2050 as pessoas serão 9,3 bilhões.

A China é o país mais populoso, com 1,35 bilhão de pessoas e em segundo lugar está a Índia com 1,24 bilhão. Dois dos fatores que contribuíram para esse aumento são a alta taxa de natalidade, sobretudo nos países mais pobres, e a maior longevidade, com indíviduos vivendo em média 68 anos.

Houve uma redução na fertilidade devido ao uso de anticoncepcionais e à mudança nos hábitos culturais das mulheres. O número médio de filhos caiu de 6 para 2,5 em seis décadas. Porém, isso não foi capaz de frear o crescimento populacional.

Diante dos altos números, alguns estudiosos estão receosos com a demanda por água, alimentos, energia e a produção excessiva de poluição e lixo. Um desequilíbrio entre os sexos também poderia gerar conflitos, principalmente no continente asiático. Novas pesquisas estão sendo realizadas para estudar os casos.

Leia mais:

Futuro pode ter países apenas com solteiros 

Oferta de água é inferior ao crescimento da população mundial

Nenhum comentário:

Postar um comentário