segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Tamanho dos dedos podem indicar doenças, revelam pesquisas

Pesquisas sugerem que pessoas com dedo anelar maior do que o indicador teriam maior risco para desenvolver doenças motoras.


Um estudo aponta que os comprimentos dos dedos das mãos podem revelar riscos de doenças neuromotoras. Foram relacionados o tamanho do dedo anelar com o dedo indicador. Segundo os estudiosos, possuir o indicar menor que o anelar caracterizaria uma propensão ao desenvolvimento de doenças que dificultem os movimentos.

Participaram dos testes científicos 110 pessoas, incluindo 47 com esclerose lateral amio-trófica (ELA). A pesquisa foi realizada pela equipe do professor de neurologia Ammar Al-Chalabi da universidade britânica King's College London. O estudo foi publicado na revista científica Journal of Neurology, Neurosurgery and Psychiatry.



Segundo especialistas o tamanho dos dedos também podem identificar algumas caracte-rísticas como agressividade ou habilidade para praticar esportes. Uma teoria revela que entre outros fatores, o tamanho do dedo anelar é definido pela quantidade do hormônio masculino (testosterona) no qual o feto é exposto na fase de gestação.

De acordo com o diretor da Associação de Doenças Neuro-motoras da Grã-Bretanha, Brian Dickie, esse estudo expõe questões interessantes, mas o recomendado é que sejam realizadas mais pesquisas nesse campo.

Em 2006, outro estudo publicado na mesma revista, sugeria que o consumo em grandes quantidades de vitamina E e gorduras poliinsaturadas reduziam à metade o risco de desenvolver doenças neuromotoras. As gordu-ras poliinsaturadas incluem o ômega-3 presente em alguns óleos vegetais e o ômega-6, que encontramos nos vegetais folhosos verdes e nos peixes. O ideal é manter uma dieta balanceada para prover o organismo de todos os nutrientes necessários à saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário